quarta-feira, 15 de outubro de 2008

SER PROFESSORA


SER TIA (*)
Thelma Regina Siqueira Linhares

É uma das profissões mais antigas. E uma das mais belas. Por seus objetivos. Por suas ações. Por suas conseqüências. Talvez, por isso, ainda hoje, a ela, algumas pessoas se referem como sendo um ministério, uma vocação.

Ser professora, no feminino mesmo, porque é a maioria, estatisticamente falando. Em especial, entre os pequenos, os mais novos, os que se iniciam na conquista e aquisição do saber socialmente aceito.

Mas como está difícil ser professora!

A jornada múltipla de trabalho. Às vezes, dois, três contratos a cumprir... Pilhas de tarefas e provas a corrigir... Aulas e projetos a planejar e replanejar... Xingamentos de alguns alunos mal-educados... Incompreensões de alguns familiares de suas crianças... Concorrência desleal com vídeo-games, televisão e computadores... O salário reduzido, minimizado pelo custo de vida...

Ser professora, também, pode ser uma das profissões mais gratificantes. Pela amizade e carinho que muitos alunos sentem e demonstram, às suas professoras. Pela conquista, lenta e gradual da aprendizagem, que tem na professora uma mediadora e que, infelizmente, não acontece com todos da turma.

Ser professora é acreditar no ser humano. É crer no poder do conhecimento e na democratização dos saberes. É, ainda, querer e continuar sendo professora, apesar dos muitos entraves, inclusive, salário que continua sendo desse "tamainho"...


(*) crônica participante do Concurso Histórias do Trabalho - 8ª edição (2001), da Prefeitura Municipal de Porto Alegre – RS.

Publicada na www.usinadeletras.com.br em 23/12/2001.

Nenhum comentário: