quinta-feira, 3 de abril de 2014

encontros, sustos e histórias: TIMBU ou Gambá-de-orelhas-brancas

É claro que o encontro foi um susto! 
Entre folhagens e flores de um mamoeiro
aquele pequeno ser chamava atenção, talvez, ele próprio tentando se esconder, 
ao ser flagrado por humanos, ao amanhecer de um dia de junho de 2013, na área rural de Olinda/PE.
 Assim, além de um grande susto mútuo, ficaram as belas fotos que aqui socializo. 
E, quem sabe, duas versões de uma mesma história...
timbu, gamba-de-orelhas-brancas, gâ'bá ou guaambá
É um timbu! Gambá-de-orelhas-brancas. (Informação adquirida tempos depois pesquisando na internet). Também chamado de cassaco, mucura, micurê, sarigué, sariguê, saruê e sarigueia. E, ainda de gã'bá ou guaambá, na língua tupi-guarani e significando "mama oca", referência à bolsa ventral onde se encontram as mamas e onde os filhotes vivem durante parte de seu desenvolvimento, marsupial que é. Já no meio científico, seu nome é Didelphis albiventris.

O timbu é encontrado no Brasil inteiro e vive em vários ecossistemas: florestas, cerrados, caatinga, banhados e pantanal. Pode habitar, também, centros urbanos onde encontra alimentação no meio dos dejetos domésticos. É um animal notívago (de hábitos noturnos) e solitário, exceto no período de acasalamento (duas ou três vezes por ano) quando nascem até 20 filhotes por ninhada.



Do http://www.pipa.com.br/timbu transcrevo  fragmento muito interessante e sensível:

Não representa nenhum risco ao homem, apesar de muitos terem medo por achar o bicho feio e arisco, na verdade só costuma mostrar os dentes e rosnar quando ameaçado podendo até se fingir de morto. São essencialmente colaboradores do ecossistema, contribuindo no controle de pragas agrícolas, além de ótimos dispersores de sementes através das fezes. 
(...)
Aqui na Pipa eles são bem vindos já que contribuem no controle do ecossistema. Podemos encontrá-los em alguns locais urbanos, mas preferencialmente em locais onde a mata é predominante, como por exemplo no Santuário Ecológico.

Curiosidade esportiva: O timbu é o mascote do Clube Náutico Capibaribe, em Recife/PE, desde 1934.

Um comentário:

Thelma Regina Siqueira Linhares disse...

Parabéns Praia de Pipa/RN pelo depoimento ecologicamente correto em relação aos timbus!
Site oficial:
http://www.pipa.com.br/