segunda-feira, 23 de junho de 2014

Esperando o hexa...

Esperando o hexa desde 2002, quando o penta foi conquistado pela seleção brasileira de futebol  na Copa da Ásia (Japão e Coreia do Sul), escrevi alguns textos, socializados no www.usinadeletras.com.br e aqui reeditados, com imagens de arquivo pessoal.


Balanço em verde e amarelo  / Thelma Regina Siqueira Linhares

É hora de balanço. Balanço em verde-amarelo.
Repensando os últimos trinta dias vividos no Planeta Terra – ou Planeta Bola ? – no evento esportivo da 17ª Copa do Mundo.
O futebol, uma invenção inglesa do final do século XIX, tem suas origens na Antiguidade, em várias civilizações e tempos diversos. Mas foi de lá, que o futebol foi se popularizando em todos os continentes, profissional ou de forma amadora e por lazer. Aqui, no Brasil, é, verdadeiramente, uma paixão nacional.
A Copa do Mundo de Futebol é realizada a cada quatro anos, desde 1930. Por conta da II Guerra Mundial, teve duas edições canceladas, naquela década de quarenta. E, a cada evento, jogadores e torcidas compartilham sonhos e frustrações, na disputa da taça, de fama, de dinheiro e de alegria.
Nesta Copa de 2002, percebi algumas peculiaridades.
O amor pátrio, o orgulho de ser brasileiro, o usar e abusar das cores nacionais, o cantar o hino se refletiam no cotidiano de pessoas de diferentes idades e condições socio-econômicas.
A cobrança da torcida de 170 milhões de brasileiros - técnicos natos – das etapas classificatórias e anteriores ao início do torneio, foi dando lugar à confiança, ao respeito. A obrigação de vencer cedia lugar a alegria de cada bom desempenho da seleção nacional, nem sempre tão convincente....
A atuação e o reconhecimento dos jogadores – individual e no coletivo. Uma humanização dos profissionais sem a preocupação de mitificá-los. E, especialmente, a referência de um nordestino – Rivaldo – quiçá o melhor jogador desta Copa.
O horário dos jogos, devido ao fuso horário, permitiu uma versão mais família, para nós, brasileiros. Talvez, contribuindo para reduzir excessos nas comemorações e contendo índices de violência e acidentes.
Do outro lado do mundo, quanto exemplo a seguir: organização, respeito e carinho às torcidas. Talvez por esses e outros valores, tradicionalmente, tão presentes na cultura oriental.
Hoje, na decisão do 3º lugar, que belo gesto! Vencidos e vencedores, literalmente, dividindo entre si, tristezas e alegrias. Irmanados pelos ideais esportivos... quem dera, que fossem permanentes...
E, faltando poucas horas, as seleções de dois povos, de histórias tão diferentes, estarão vivenciando e proporcionando emoções. Quisera que, o placar seja verde e amarelo. Para alegria de seu povo, que confessando superstições e buscando superações, não esqueceu seu dia-a-dia, a luta pela sobrevivência.

(Publicado em 30/06/2002).

Em 2002, na Copa da Ásia (Japão e Coréia do Sul) deu Brasil: penta campeão.




FUTEBOL, PATRIOTISMO E ALIENAÇÃO / Thelma Regina Siqueira Linhares

De 4 em 4 anos, com a Copa do Mundo de Futebol, promovida pela FIFA, o brasileiro e a brasileira passam a respirar o clima de Copa, de patriotismo e de alienação, também. Paradoxalmente, caminham juntos, na “pátria de chuteiras”. Afinal, os problemas cotidianos continuam, mas parecem relegados a planos inferiores, já que tudo gira em torno do maior evento esportivo do Planeta. Já se falou, do som emitido numa partida de futebol e ouvido por astronautas em vôos extraterrestres.
As cores verde-amarelo estão na moda. As propagandas relacionam produtos diversos aos gols e jogadores. Alunos e professores socializam saberes através de Projetos Didáticos a partir da Copa. Procissões, horários de trabalho, cirurgias, tudo tudo é adaptado ao ritmo do futebol. E a mídia televisiva mostra toda a tecnologia a serviço desta Copa do Mundo, na Alemanha. Mas, é triste ver veiculada, na telinha, que milhões de brasileiros e brasileiras, não têm assegurados seus direitos (e deveres). A cidadania continua na área de impedimento. Muitos, estão acompanhando os jogos em rádios (elétricos)... nunca ouviram falar na Seleção Canarinha... sequer estão envolvidos na conquista do hexa-campeonato, seja vestindo a camisa ou dando uma forcinha através das superstições no futebol...
Que em 2010, possamos ir rumo ao hepta, com muito mais patriotismo e cidadania.

Publicado em 25/06/2006.

Em 2006, na Copa da Alemanha, Brasil continuou penta campeão.




Em 2010, na Copa da África do Sul, o Brasil continuou penta campeão...

Copa do Mundo de Futebol 

Copa de 1930 - Uruguai
Copa de 1934 - Itália
Copa de 1938 - França
Copa 1950 - Brasil
Copa de 1954 - Suíça
Copa de 1958 - Suécia - BRASIL (campeão)
Copa de 1962 - Chile - BRASIL (bi-campeão)
Copa de 1966 - Inglaterra
Copa de 1970 - México - BRASIL (tri-campeão)
Copa de 1974 - Alemanha Ocidental
Copa de 1978 - Argentina
Copa de 1982 - Espanha
Copa de 1986 - México
Copa de 1990 - Itália
Copa de 1994 - Estados Unidos  - BRASIL (tetra-campeão)
Copa de 1998 - França 
Copa de 2002 - Japão e Coréia do Sul -  BRASIL (penta-campeão)
Copa de 2006 - Alemanha
Copa de 2010 - África do Sul
Copa de 2014 - Brasil

Nenhum comentário: