quarta-feira, 19 de maio de 2010
FUTEBOL, PATRIOTISMO E ALIENAÇÃO
FUTEBOL, PATRIOTISMO E ALIENAÇÃO
Thelma Regina Siqueira Linhares
De 4 em 4 anos, com a Copa do Mundo de Futebol, promovida pela FIFA, o brasileiro e a brasileira passam a respirar o clima de Copa, de patriotismo e de alienação, também. Paradoxalmente, caminham juntos, na “pátria de chuteiras”. Afinal, os problemas cotidianos continuam, mas parecem relegados a planos inferiores, já que tudo gira em torno do maior evento esportivo do Planeta. Já se falou, do som emitido numa partida de futebol e ouvido por astronautas em vôos extraterrestres.
As cores verde-amarelo estão na moda. As propagandas relacionam produtos diversos aos gols e jogadores. Alunos e professores socializam saberes através de Projetos Didáticos a partir da Copa. Procissões, horários de trabalho, cirurgias, tudo tudo é adaptado ao ritmo do futebol. E a mídia televisiva mostra toda a tecnologia a serviço desta Copa do Mundo, na Alemanha. Mas, é triste ver veiculada, na telinha, que milhões de brasileiros e brasileiras, não têm assegurados seus direitos (e deveres). A cidadania continua na área de impedimento. Muitos, estão acompanhando os jogos em rádios (elétricos)... nunca ouviram falar na Seleção Canarinha... sequer estão envolvidos na conquista do hexa-campeonato, seja vestindo a camisa ou dando uma forcinha através das superstições no futebol...
Que em 2010, possamos ir rumo ao hepta, com muito mais patriotismo e cidadania.
www.usinadeletras.com.br 25/06/2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Essa crônica foi escrita durante a Copa do Mundo de 2006 realizada na Alemanha, quando o Brasil ficou classificado no 5º lugar... Naquele ano, 32 seleções participaram por um mês inteirinho (09/06 a 09/07/2006) da 18ª edição do campeonato mundial de futebol, desde 1930.
O hexa não foi conseguido... e o desejo expresso de mais patriotismo e cidadania, ainda, é processo em construção... neste ano de 2010.
Postar um comentário