quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Meus PRESÉPIOS


Presépio ou Lapinha. 
Representação do momento do nascimento do Menino Jesus, com destaque para a representação dos personagens:  Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador), 
Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo), José (pai de Jesus Cristo),
Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus), 
Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu),
 Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus),
 Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu), 
Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu), e
 Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar).


Segundo a tradição cristã, São Francisco de Assis, em 1223, idealizou e montou 
 o primeiro presépio em argila, na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio), 
para melhor explicar o significado do nascimento de Jesus Cristo.
No século XVIII, o hábito de se montar presépio, 
nas casas se popularizou da Europa para outras regiões do mundo.
E hoje, tanto residências, quanto diferentes espaços públicos e comerciais
 mantém essa tradição natalina.

Esse Menino Jesus é a primeira peça da minha coleção. Na realidade, ele é o que sobrou do Presépio ou Lapinha da minha infância, lá em Fortaleza, com cerca de dez personagens. Puxando pela memória, lembro de Mamãe Ivanice e, especialmente de Papai Nami construindo todo um cenário para montar o Presépio na sala de casa. Casinhas de caixas de fósforo, bichinhos diversos, pedras e montanhas em papel, um laguinho com espelho e areia da praia. Luzes e velas que devem ter contribuído para o nosso encantamento, meu e de minha irmã Edna Maria naquele Natal.

Este presépio é pequenino. Tinha mais três pecinhas que quebraram: a gruta com estrelinha, um cacto e um carneiro. De barro. Das mãos e artes de Lauro Euzébio, de Caruaru/PE. Interessante 
observar que ele traz um toque de regionalismo, com a representação de cactos.

De Caruaru/PE. Em barro e sem autoria identificada. Na estilização de uma quartinha, 
a gruta e a cena do nascimento do Menino Jesus.

De Adilza. Artesã de Caruaru/PE. Esse presépio em barro.

 
 Este presépio é único! Alemão. 
A base de madeira foi trabalhada por Klaus, que concebeu todo o desing.

Alemão, também. Pequenino. Tamanho de uma noz. Em plástico. 
Sthella quem me presenteou.

Alemão, também. Em resina. Presente de Rodrigo.

Do Peru. Comprado numa Fenearte. 
(Apresenta já uma marquinha do tempo...)

Também do Peru e comprado na Fenearte deste ano. 
Madeira pintada no santuário e personagens em resina. 
E, já tem uma história de restauro, apesar da estreia. 
Nossa parceria não é Benjamin? 

Edvaldo encontrou esse mimoso presépio miniatura nas Paulinas.

Em resina, esse Menino Jesus. Presente de tia Nida há mais de uma década.

Em resina. Comprado em lojinhas de R$1,99. Há mais de uma década.

Esse menino Jesus foi presenteado a minha Madrinha Getrudes por sua irmã Dulce. 

 
Presépio made in...  (1)
Comprado em lojinha de bairro. Na minha coleção há cerca de duas décadas.

Presépio made in...  (2)
Comprado em lojinha de bairro. Na minha coleção há cerca de duas décadas.

  Da Alemanha. Em cera. Já perdeu o cheirinho...

Da Alemanha. Em Madeira. Proposta inicial ser enfeite da árvore de Natal. 
Mas retirei para a minha coleção de presépios.

Apresentação da minha coleção de Presépios, ano 2017.
 Singela e afetiva.

Nenhum comentário: