domingo, 10 de dezembro de 2017

Presente... JAMBEIRO DO PARÁ

Presente... JAMBEIRO DO PARÁ

Sábado. 09/12/2017. Um comentário em foto de Bia Hetzel seguido de uma conversa com Angela Leite sobre o espetáculo do tapete vermelho que o Jambeiro em flor proporciona, me motivaram a escrever este post sobre o Jambeiro do Pará. Pesquisa e memória...

Meus primeiros contatos com essas árvores aconteceram em meados da década de 1960,  na casa de meus avós maternos Branca e João, no bairro de Campo Grande, em Recife. No quintal, havia um pé de cada variedade: vermelho (Jambo do Pará, como conhecido em Pernambuco), rosa e branco (cujos frutos formam cachos).

Era uma fruta muito apreciada. Comprada nas feiras livres. O hábito de ser tirada de quintais de residências e praças, arborizadas com frutíferas, também. No Cemitério de Santo Amaro, um dos maiores do Recife, havia muitos jambeiros vermelhos o que causava um certo receio da procedência ao ser comprado em tabuleiros nas ruas. Seria jambo do cemitério? Jambre, como muitos o chamavam.

O doce ou geleia é gostoso, azedinho. Lembra o sabor da geleia de tomate. Minha madrinha Getrudes fazia algumas delícias que agradavam ao paladar e aos olhos.

Estou com um Jambeiro do Pará crescendo no quintal, desde 2014, cuja mudinha foi comprada em Gravatá/PE. Deve ter uns três metros já. Está tentando a sua primeira floração. O chão ficou sombreado de vermelho e contei umas vinte florzinhas, que caíram quase todas. Ficaram umas cinco, que foram virando um fruto. Hoje de manhã só visualizei UM, que torço pra que cresça.

A copa do Jambeiro do Pará é triangular. Uma linda árvore de Natal!!! Fiz umas fotos para ilustrar a conversa no facebook e, surpresa, são dois jambos crescendo!!! Mas quantos não conseguiram crescer. Enchi a mão de toquinhos no chão. Devolvi ao pé do tronco do Jambeiro do Pará, de volta como adubo.


Uma das primeiras fotos do Jambeiro do Pará. Em 2014.

Flores do Jambo do Pará. Em 2017.

"Tapete" das flores do Jambeiro. Em 2017.

Toquinhos das flores caídas antes de frutificar. Em 2017.

Nenhum comentário: