domingo, 15 de setembro de 2024

15 de Setembro - Buscando belezura hoje

15 de Setembro - Buscando belezura hoje

Buscando belezura hoje. Ano passado Champ (em novembro) e Lilie (em dezembro) viraram estrelinhas no céu dos cachorrinhos. Gratidão e muitas lembranças afetivas nos mais de 8 e 3 anos do tio e sobrinha conosco. No pratinho deles, não quis descartar e mês passado organizei um mine jardim, esperando as plaquinhas com os nomes respectivos. O que foi escrito por Sthella ontem. Ficou lindo!!! Champ e Lilie são, também, jardim!

Olinda/PE. 15.09.2019


*************

Renda Brasil?
até podia ser...
mas é Renda Portuguesa.
Olinda/PE 15.09.2020



*************

sábado, 14 de setembro de 2024

14 de Setembro - Buscando belezura hoje

 14 de Setembro - Buscando belezura hoje


Buscando belezura hoje. Jiboia. Planta Jiboia. No apartamento já tinha jarrinhos com Jiboias, que se multiplicaram no jardim daqui de casa. Algumas são verdes e outros mescladas (variegatas). Como o tamanho está diretamente relacionado com o espaço plantado, apenas um pezinho foge ao padrão porque espalhou-se pelo chão: as folhas estão maiores. A Jiboia dessa foto foi replantada há uns três meses e passou a viver num potinho de açaí reciclado. Está no terraço e linda!!!
Olinda/PE 14.09.2023
*************

Buscando belezura hoje. Flores. Flores de Alpínias. Lindas. Consegui a primeira mudinha pedida na EFER. Umas cinco hastezinhas que descobri depois, nascidas da própria flor. Plantadas em lugares diferentes e tempo, muito tempo de espera para vê-las brotar, crescer, florir. Hoje, alguns canteiros ao pé do muro. Algumas doações, também. Dificilmente uso na decoração. Prefiro deixá-las onde nasceram pois duram bem mais. E embelezam! Naturalmente.
Olinda/PE 14.09.2020


*************

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

13 de Setembro - Buscando belezura hoje

 13 de Setembro - Buscando belezura hoje



Olinda/PE 13.09.2023

Buscando belezura hoje. Íris Amarela, Íris Azul de Praia e Moreia. A Íris Amarela veio de pendão de Flores do Jardim do Hospital Português em momentos de grandes incertezas e imensas Gratidão! Foram pendões de Flores que deram origem a seis mudinhas-mãe. Hoje, já são alguns canteiros e incontáveis doações. A Íris Azul de Praia eu peguei este ano de um jardinzinho de pneu, que tem no começo de nossa rua de barro e estava bastante sofrida, seca. Minha intenção foi recuperá-la, o que de fato aconteceu. Ela está crescendo e, quando possível, vou plantar alguma mudinha no outro canteiro das Tuias. Alguns pezinhos de Moreia crescem nos canteiros das Tuias, nascidos de uma touceira, presente de Juliana, e vindos de João Pessoa há cerca de dois anos. Lindamente enfeitam o jardim daqui de casa.
*************
Setembro
Setembr
Setemb
Setem
Sete
Set
Se
ainda há VIDA! apesar de
vírus
fogo alastrado
atitudes insanas
violências
flores florirão em Setembro!
Olinda/PE 13.09.2020
*************

Há como não se sensibilizar
diante de tanta beleza?!
Só agradecimentos!!!
Alvorada. Olinda/PE.
Olinda/PE 13.09.2018
*************

Lírio Aranha: a surpresa da primeira flor. 
(12/09/2016)

Só hoje descobri o nome desse lírio, apesar de já ter tido vários pés no chão ao redor de um coqueiro há uns anos. As lagartas gostam muito de suas largas folhas. Consomem toda a seiva deixando-as com aspecto de plástico transparente... Para se ter borboletas há de se ter, antes, lagartas. E as plantinhas suportam com a segurança das raízes. Hoje, o esplendor do 
Lírio Aranha no jarro.
Lírio Aranha. 
Olinda/PE 13/09/2016

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

12 de Setembro - Buscando belezura hoje

12 de Setembro - Buscando belezura hoje

Buscando belezura hoje. Flor de Cacto. Da descoberta do botão à exuberância da Flor, alguns dias e emoções várias. Surpresas da descoberta do botãozinho. Acompanhamento diário do seu desabrochar. Expectativa da cor. Encantamento com a Flor. Ainda não sei o nome do Cacto. Em pesquisas, Cacto Torre? Cacto Castelo de Fadas? Mandacaru acho que não. O importante é sua plenitude vegetal e minha Gratidão.
Olinda e Recife/PE 12.09.2023




*************



Olinda/PE 12.09.2020
S Serenidade
E Em tempo de pandemia é
T Tarefa diária
E Encantar-se ao encontrar
M Momentos especiais
B Belos e motivadores para
R Reencontrar a alegria vital
O Otimizando-se.
*************

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

11 de Setembro - Buscando belezura hoje

 11 de Setembro - Buscando belezura hoje

Buscando belezura hoje. Orquídea. Orquídea em flores. Lindamente florida! A mesma orquídea com dois exuberantes pendões floridos, em tempos diferentes. Ano passado, ela mesma, floriu por seis meses! (Tenho fotos arquivadas que (me) confirmam a durabilidade floral). Ela está há anos no troco da mangueira, juntamente com outras orquídea. (E a mangueira, cuja mudinha foi enxertada, dá manga-espada e manga-rosa...)
Olinda/PE 11.09.2020

*************
Olinda/PE. 11.09.2019
Buscando belezura hoje.
Sol matinal
entra em casa, lar nosso
sem cerimônias.
Sabe de querências.
*************

Buscando belezura hoje. A alegria e gratidão de ver a Lua Cheia de casa. Linda!
Olinda/PE 11.09.2022
*************

Olinda/PE 11.09.2023
reconectar(-se) à Natureza
retorno à humanidade plena
do ser
*************

terça-feira, 10 de setembro de 2024

10 de Setembro - Buscando belezura hoje

10 de Setembro - Buscando belezura hoje


Olinda/PE 10.09.2021
Buscando belezura hoje. Flores de Trevinhos. São três tipos. Nenhum de quatro folhas... As flores rosa-choque me chamaram atenção pela intensidade, embora as folhinhas estejam sofridas, queimadas. Estão em local sombreado e luminoso. As flores rosa/lilás estão bem viçosas e lindas! Mais ao ar livre, à sombra de Flamboyanzinho Rosa. Já o trevinho de flores amarelas está escondendo o jogo. Nem sinal de flores... virão depois. Trevinhos sempre tive. No apartamento era um pequeno jarrinho da flor amarela. Flores delicadas!

*************

Buscando belezura hoje. Flores. Flores na Primavera. Mesmo sem Orquídeas, Lírios, Amaríles e Girassóis presentes em outros Setembros. Flores virão. FLORirão.
Olinda/PE 10.09.2022
















*************



Olinda/PE 10.09.2020


Buscando belezura hoje. Espadas de São Jorge. Lança de São Jorge. Espadinha de Santa Bárbara. Lindas e resistentes! Gosto muito delas! As primeiras plantinhas de Espadas de São Jorge e de Espadinhas de Santa Bárbara, vieram do apartamento. No jardim foram se multiplicando, algumas replantadas e houve, até, doações. As Lanças de São Jorge conheci só por aqui e não me lembro como chegou a primeira mudinha. Logo logo se sentiram em casa e canteiros foram se formando lindamente. As Espadas e as Lanças de São Jorge possuem flores pequenininhas, brancas e cheirosas! distribuídas num pendão maior que as próprias folhagens. As Espadinhas de Santa Bárbara, até agora, não floriram. Continuo na expectativas, portanto. Uma descoberta interessante é a capacidade que as três plantas têm em desenvolver mudinhas a partir das próprias folhas caídas. Um tiquinho de paciência, cuidados mínimos corriqueiros e, em breve, uma nova vida a encantar olhares.

*************


no céu de Olinda,
ao olhar, um convite iluminado:
Lua Cheia em Setembro.
Olinda/PE 10.09.2022


*************


Em Setembro, além das flores, frutas. A Aceroleira está começando uma safrinha e hoje colhi algumas acerolas. Como é gratificante acompanhar, de pertinho, as diferentes expressões da Natureza.
Olinda/PE 10.09.2020
*************




Buscando belezura hoje. Inicialmente pensado como resposta a uma publicação de Roseana Murray, poeta maravilhosa, por seu poema! Num jarro quebrado um mini jardim. Vivem jiboia, oxalis, suculentas e fita. Em harmonia, cinco diferentes plantinhas convivem sob meus cuidados. Uma plaquinha escrita por Sthella: jardim da mama. O jarro trincado/arranhado/quebrado não foi descartado e há alguns anos, uma nova chance. Assim como tudo, novas e novas chances para os trincados/arranhados/quebrados da Vida! Seja.
Olinda/PE 10.09.2019
**************



Olinda/PE 10.09.2019
Oi Rosário! Como está a sua? As minhas estão crescendo e se acomodando de modo personalizado. O jarrinho da esquerda é bem menor do que a da sua plantinha, que continuo sem saber do nome, apesar das pesquisas e de ter exemplares há décadas. Feliz semana!