quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

15 de Janeiro - Buscando belezura hoje

 

Olinda/PE 15.01.2024

Lua "fininha"

é brilho no céu

pra alegria da Vó. 

Nick. Hoje tem lua "fininha".😘❤️

*************


Buscando belezura hoje. Entardecer de sábado, em dia de Chuva e nublamento.

Olinda/PE 15.01.2022


As fotos estão sem filtro, naturalmente com a luz do crepúsculo e as nuvens escuras e pesadas de chuvas. Lindo mesmo!🌻

*************



Olinda/PE 15.01.2021
Buscando belezura hoje. Tá difícil! Talvez Esperança. Talvez Resiliência. Talvez Solidariedade. Talvez Meus Sentimentos. Talvez... Talvez. A imagem é da Xanana. Plantinha medicinal, sem importância decorativa entre as flores, considerada Mato por muitos. Essa, nasceu em fresta do muro, a mais de palmo de chão cimentado. Tá Viva! Gratidão plantinha!
*************


Olinda/PE 15.01.2020
Meu primeiro dia na Fenahall 2020. Com Célia Tenório. Na exposição dos livros artesanais produzidos por estudantes 
da Rede Municipal de Ensino do Recife, produto final do Projeto Interagindo com a História de seu bairro, com mediação de Professoras e Professores de Biblioteca do PMBFL, numa parceria com a Fundaj.
*************

noite estrelas há lua cheia gestando-se esperança de luz por vir ainda que tardia por dias
Olinda/PE. 15.01.2019
*************




Olinda/PE 15.01.2018

S Sibitos pequenos pássaros
I Instintos em ação
B Botam ovos em ninhos preparados.
I Irracionais e, no entanto,
T Ternamente e responsáveis
O Orgulhosos cuidam das crias.
S Só cantorias e liberdades.

Várias ninhadas de SIBITOS já nasceram aqui no jardim. Lindo vê-los preparar o ninho 
e depois da postura dos ovos, três em média, o revezamento em alimentá-los. Os ensinamentos que adivinho sejam passados aos mais novos. Os primeiros vôos. Enfim, o amadurecimento dos filhotes e, literalmente, o vôo do ninho. Para, então, uma nova ninhada ser preparada.

*************





Porque hoje é domingo 
Há natureza exuberante
Abraçar o tempo é preciso.

Olinda/PE 15.01.2017
Poema escrito em novembro/2016. 
Pôr-do-Sol na Praia do Jacaré/PB.

Foto linda!
Foi o papai quem fez a foto. Bjss
Sthella: agendado na próxima estadia. Bjss
*************

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

14 de Janeiro - Buscando belezura hoje


Olinda/PE 14.01.2025
2025/

Buscando belezura hoje. Três filhotinhos de Passarinhos, presente de cuidados. Rodrigo encontrou o ninho, pequenino, com os três, no final da manhã. As chuvas e os ventos devem ter derrubado o ninho. Organizamos para que a Mãe pudesse aparecer e cuidar dos rebentos no Buquê de Noiva, numa casinha-ninho de plástico, onde pusemos os alados peladinhos, bicos abertos e olhinhos fechados. E monitoramos para ver quem aparecia. Nada. Nesse tempo pesquisando na net  encontrei um vídeo muito esclarecedor sobre filhotes pequeninos e resolvemos intervir.     Uma nova casinha-ninho foi escolhida. Remamejamento de local, livre de chuva, agora no terraço. Comidinha em seringa, emergencialmente, ração de Mel e Roque diluída na água, prevista de 2 em 2 horas. Mãe e Pai humanos, do nascer ao pôr-do-sol, observando o que acontece na Natureza.  E alguns palpites, a partir dos Pássaros que costumam visitar/viver por cá: Rouxinol, Sibito e Lavandeira.

Por hora: acompanhar, cuidar e torcer para 
que o trio cresça forte e pleno.

Biquinhos famintos!
*************



Olinda/PE 13.01.2025

Se tenta... setenta! Curtindo um balanço. E quem não? Com sabor de infância, resiliências e gratidão. Há 5 anos, quando a pandemia da Covid-19 não tinha sido decretada, trabalhei na Fenahall, apresentando o PMBFL e o Projeto Conhecendo a História de seu Bairro, numa parceria exitosa, de alguns anos, com a Fundaj. (Célia e Raquel compartilhamos os expedientes, lembram?) Nesta edição, Rodrigo e eu fomos lá. Numa tarde complicada, pois faltando energia, o calor estava insuportável!! Ver a diversidade do exposto na Feira, à luz de celular, quase sempre, porque o gerador disponibilizado não suportava e caia com frequência não foi tarefa fácil... Amei a companhia de FilhoeMãe e o acréscimo às memórias afetivas❤️.
*************





Olinda/PE 14.01.2023

Buscando belezura hoje. Crepúsculo. Céu embelezou-se, especialmente, no entardecer deste sábado. Gratidão é o sentimento maior. 


*************





Olinda/PE 14.01.2021
Buscando belezura hoje. Sapos. Por morar em área rural é natural ter esse bichinho no jardim. Sinal de que a Natureza tá seguindo seu curso. Mas não custa dá uma ajudinha. Como não tem chovido com frequência, à noitinha, quando vou lavar os pratos de Mel e Roque, encontro esse Sapo embaixo da pia da lavanderia. Sempre jogo água nele. Ele fica quietinho esperando mais. Hoje, tinha companhia. Bem acomodado no copo de ágata onde coloquei cedinho sementes de coentro pra germinar... Banho coletivo pros Fredericos. Assim chamamos Sapos, Rãs e Pererecas. Há década, desde o Tempo do apartamento.
*************





Olinda/PE 14.01.2020
Buscando belezura hoje. Participação do PMBFL na 17 Fenahall com a exposição  dos livros artesanais do Projeto Interagindo com a História de seu. Uma parceria com a Fundaj vivenciada em 2017, 2018 e 2019 e com a adesão de Professoras e Professores de Biblioteca e estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife. Nesta tarde e noite, Célia Tenório e eu, apresentamos o PMBFL e o Projeto Interagindo com a História de seu bairro, às pessoas que pararam diante dos livros artesanais produzidos nas três edição realizadas. Emocionante. Educação,  sim! Literatura, sim!

Estamos hoje, Célia Tenório e eu.
*************

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

13 de Janeiro - Buscando belezura hoje


Buscando belezura hoje. Chuvas. Chuvas em Olinda e outras cidades pernambucanas. Desde a madrugada que chove. Faltou energia, já restabelecida. Que venha contida, sem muitos trovões e relâmpagos, inclusive pra nossa tranquilidade, Mel🐕,   Roque🐕 e minha☺️.        E sem alagamentos, enchentes e desabamentos, também. Tomara.🙏🏽 As Plantinhas estão gostando, porque está tudo muito seco. A grama/capim não resistiu... ano passado por esta época estava verdinha! Os Sapos Fredericos estão em festa! E love: Sapo com Sapa... Belezura. Clima ameno.
Olinda/PE 13.01.2025
2025/07




*************



Olinda/PE 13.01.2024

Buscando belezura hoje. Sábado de chuva e nublamentos nas terras das Olinda(s)... Bom para Pássaros que comemoram o clima mais suave, pois os dias estão quentes demais. Bom para o jardim que, nas últimas semanas, teve o capim/grama/plantinhas silvestres reverdecidas. Bom para embelezar olhares. No vídeo,  destaque para o cantar de Anuns  (Brancos e Pretos), Bem-te-vis e Rouxinois. 
Lindo demais. Gratidão.
*************




Olinda/PE 13.01.2022
Buscando belezura hoje. O Sol. Sol com halo.
Maravilhosamente lindo.
Por volta de meio-dia e ainda está. Fiz várias fotos, apesar de não conseguir captar toda o círculo.



*************



Olinda/PE 13.01.2019
Domingo. Entardecer em Olinda. Por do sol diretamente do Recife. Morro do Mirante. Do Santuário da Mãe Rainha em Ouro Preto. (Após a Missa da tarde, iniciada às 16h).
*************



Olinda/PE 13.01.2018
Recife, no horizonte. Em Olinda/PE. No Alto da Sé. Além das belezuras da Natureza, História, artesanato e comidas típicas. Especialmente, tapioca.
*************



Olinda/PE 13.01.2025
escuridão
vozes animam a noite
em Olinda
*************

domingo, 12 de janeiro de 2025

10 de Janeiro - Buscando belezura hoje

Olinda/PE  10.01.2023
Buscando belezura hoje. Crepúsculo em Olinda. Cores. Flores. Sons. Afetos. Gratidão a Deus pela Vida! Gratidão à Mãe do Céu pela proteção à nossa família: ETSYNKRJRBGR❤



*************



Buscando belezura hoje. Entardecer em Olinda com os pássaros retornando aos ninhos. Ao longe, escuto as Maritacas. Brinco, sempre, que elas me chamam: vó, vó, vó, vó. É um presente especial ter os sons da Natureza sobrepujando os sons urbanos. Amo! E agradeço.
Olinda/PE 10.01.2024
*************



Olinda/PE 10.01.2022
Buscando belezura hoje. Flores de Moréia. Primeira vez, dois pezinhos de Moréia abrem flores duplamente. Quatro lindas flores, de encantar os (meus) olhos!


Parece Íris, sendo as folhas maiores. Formam touceiras... As minhas, ainda estão desenvolvendo. Quando plantadas, separei os pezinhos.
*************