quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

CONVERSAS DE GUARDA-CHUVAS


CONVERSAS DE GUARDA-CHUVAS
Thelma Regina Siqueira Linhares

Unidos Venceremos e Perpétua estavam bem satisfeitas. Afinal, após um longo verão, estava na hora de sair do guarda-roupa e ganhar às ruas da cidade. Voltar à ativa. Viver e conviver com as pessoas naquele novo período chuvoso.
E como gostavam da chuva! Fininha ou aguaceiro. Quase sempre gelada. Acompanhada de brisa ou de ventos de virar cabeça - haste - de sombrinha...
Unidos Venceremos, mais sociável, gostava de abrigar muita gente a sua volta. Lembrou que numa assembléia de sindicato, ocorrida na praça, abrigou cinco pessoas, todas atentas aos discursos políticos e participativas. Naquela ocasião se sentiu importante inserido aquele contexto político-social, até votou numa das questões, saltitando entre as cabeças dos trabalhadores. A gloria!
Perpétua é mais tímida e retraída. Costuma abrigar uma só pessoa. Mas o faz com muita responsabilidade, dificultando que se encharque na chuva benfazeja.
Outro dia, os dois confessaram num bate-papo informal, que, apesar da função social importante que têm, gostariam, sim, de ter seus momentos de folia, de sombrinha de frevo, levando equilíbrio e alegria ao passista feliz em pleno carnaval.

(*) www.usinadeletras.com.br (21/09/2003)

Nenhum comentário: