segunda-feira, 21 de setembro de 2020

ÁRVORE TODO DIA

 ÁRVORE TODO DIA
Thelma Regina Siqueira Linhares                                                  
21 de Setembro. Dia da Árvore.
Neste 21 de Setembro de 2020, mais que comemoração, uma dia para conscientizar (h)umanos sobre a importância do Ser Vegetal para a Vida no Planeta Terra. Aprendizagens sobre resiliências e generosidades são inúmeras. Belezuras, nem se fala.

Minha relação com Árvores remonta à infância. Uma Goiabeira no quintal de casa em Fortaleza e morada de Chiquinha, meu Saguin. (Animais silvestres não estavam protegidos por Leis...) Um Abacateiro, minha primeira experiência de jardineira, na casa das tias maternas Beta, Nida e Dulce, já em Recife. 

Morando em apartamento no Recife, o Oitizeiro, do outro lado da rua, era a minha Árvore. Relação afetiva que, décadas, depois encontro em Bartolomeu Campos de Queirós, no seu terno livro A Árvore. Nem preciso dizer o quanto feliz em verificar semelhanças sentidas e que o Poeta tão lindamente expressou! Não tive oportunidade de agradecer-lhe...

Nas andanças da Vida, encantamentos verdes. Baobás (Pernambuco é o Estado que mais exemplares tem além África), Pinheiros, FlamboyantsJambeiros, Coqueiros.

http://thelmaregina.blogspot.com/2009/09/descobrindo-baobas.html

http://thelmaregina.blogspot.com/2018/06/minha-arvore-da-serra.html

Há quase uma década, a realização de sonhos! Voltamos a morar em casa! Jardim. Pomar. Pássaros livres como devem ser. Nossas Árvores crescendo, quase todas a partir das sementes ou de mudas miudinhas. Com suas histórias. Como os Flamboyants, sementes germinadas e que este ano floriram pela primeira vez. E Gratidão! Muita Gratidão!!!

http://thelmaregina.blogspot.com/search?q=um+sonho+de+pomar

Nenhum comentário: