quinta-feira, 24 de outubro de 2024

24 de Outubro - Buscando belezura hoje


Recife e Olinda/PE 24.10.2023

Buscando belezura hoje. Celebração à Vida! Gratidão à Vida! Desde 2020, quando do início da pandemia da Covid-19, o isolamento social e cuidados explícitos foram seguidos a risca, cotidianamente. O medo, muitas vezes, extrapolou porque muitos motivos para tal houve e há. Nem as doses das Vacinas, ansiosamente esperadas e tomadas, permitiram algum relaxamento. A máscara se tornou parte integrante da face cada dia mais "trincadinha". E, no trabalho, tentativas de retorno, frequentemente frustradas, motivaram cuidados especiais. Hoje, no entanto, a Celebração da leveza, da saúde, da Família e do Amor! Um passeio com Sthella, Yann e Nick, sem máscara e sem medo! No Parque Dois Irmãos, antigo zoológico do Recife. Fiquei aliviada com o que vi no Parque: mais cuidado e verde, assim como os espaços ocupados pelos bichinhos. (Continuo preferindo-os soltos e livres!) O contato com a Natureza sempre me revigora! Curtir o Presente com a filhota e seus filhotes é O Presente! Gratidão à Vida! a Deus e
à Mãe do Céu!




*************


Olinda/PE 24.10.2021

Buscando belezura hoje. Artesanato, reciclagem e simplicidades no jardim. Esse cantinho foi revitalizado há cerca de um ano e o desgaste já se nota... As casinhas receberam pintura e adereços. Notei uma casinha de maribondo, também. Voltinha no jardim na manhã de domingo.



*************



Recife/PE 24.10.2017
Do acervo do Espaço de Leitura Estrela da Vida Inteira, 
do PMBFL, o meu livro Imagens da Infância e outros poemas, edições Bagaço. Com ilustrações de Mariana Pitanga. Fez parte do kit Manuel Bandeira para estudantes, no ano de 2011.

Mamulengueiros
Thelma Regina Siqueira Linhares


Plateia.
Cenário.
Ação!

Atrás do pano,
mamulengueiro é vida
é voz
é ação
dos bonecos humanizados.

(O que pensa mamulengueiro
da plateia que te assiste?)

Enquanto do lado de cá - mamulengos vivos -
buscamos vez e voz
nos palcos da vida. 


O tema desse poema surgiu na Bienal Internacional do Livro de Pernambucano de 2007, quando acompanhava estudantes da Escola Municipal da Guabiruba e foi possível observar a preparação de um espetáculo de teatro de mamulengos.
*************




Buscando belezura hoje. As primeiras lagartas enroladinhas nas folhas do cajueiro começaram mais uma etapa da metamorfose. Descidas/caídas elas caminham pelo jardim para encontrar o cantinho onde ficarão, em casulo, até o dia em que serão seres alados. Olinda/PE. 24.10.2019 *************

Nenhum comentário: