Olinda/PE 09.01.2022
flores ao Sol
Buscando belezura hoje. ARTESANATO. Desde sempre tenho. Mesmo na casa de Mamãe Ivanice já colecionava algumas peças. Em barro, principalmente. Em madeira, vários. Comprados, quase sempre, em feiras de artesanato de Recife e Olinda ou em outras cidades pernambucanas e de outros Estados. Presentes recebidos. Falo isso, porque mesmo gostando e valorizando a Cultura Popular e entendendo que o profissional (artesã /artesão) precisa vender sua obra, discordo do funcionamento desta 18 Fenahall, de 8 a 17 de janeiro de 2021. Em Tempo de Pandemia de Covid-19, mesmo sendo assegurado protocolos (???), acredito ser impossível não correr riscos indo lá. De contaminar e de contaminar-se. Assim, reafirmo aquele mote, que parece não ser (mais) tão levado a sério. FICA EM CASA!!!
Olinda/PE 09.01.2021
Na mesa, Pernambucanidade! Na parte inferior, as lindas Carrancas. A Carranca-barco, em barro, de Ana das Carrancas! Em várias edições da Fenearte encontrei Ana das Carrancas, maravilhosa!
Artesanato Religioso. Em barro e madeira. O São Francisco é de Tog, de Goiana/PE. O pequenininho, em madeira, presente de Célia. O Padre Cícero, em madeira, obra de Mestre Noza, de Juazeiro do Norte/CE. Em 1980 estive lá.
Galinhas d'Angola. Já que não posso criá-las, pois não seria tranquilo por conta de Mel e Roque (principalmente), tenho essa pequena coleção em barro e até madeira. Das feiras de artesanato (Fenehall e Fenearte). Um xodó.
Muitas mãos. A mandala de crochê feita por Mamãe Ivanice. As bonequinhas (da sorte) ou bruxinhas dão um charme especial exclusivo, arranjo que Sthella pensou
e fez. Ficou lindo!
Essa é exclusiva, também! Dinha, Madrinha Gertrudes, fez com cuia (cenga) de coco. Desde pequenina que me encanta! Ela fez uma para professor Mário Souto Maior, na década de 1980.
Jarros, que um dia foi trio...
Bolas de Cipó. Há década os Sibitos descobriram que é um lugar especial para ninho! Está sempre ocupado. Por isso providenciamos outro para iluminar...
Adoro artesanato também. E agora que estou aposentada, faço algumas peças à mão, principalmente bonecas.
Gosto de fazer um pouco de crochê, que aprendi com Mamãe! Bordado, mais frequente agora por conta do BORDELÊ, Clube de Leitura e Bordado, do Celso Sisto. E outros decorativos, pra usar no jardim.
Pernambucana!
Darci Bezerra
Sempre que vou à Recife, Olinda e Caruaru, trago uma peça. Minha casa tbem é repleta de lembranças daí. Adoro!
Pernambucana!
*************
Um comentário:
artesanato lindo, thelma =)
Postar um comentário