Olinda/PE 21.01.2025
2025/12
2025/12
A primeira providência foi colocar o ninho no Buquê de Noiva, mas como as chuvas continuavam e não tínhamos referências de ter visto o ninho anteriormente lá, optamos por deixar o ninho no terraço. Consultas na net e orientação de fazer uma comidinha, emergencial, com ração de cachorro e água, usando seringa foi feita. Na manhã seguinte, quarta-feira, a papinha para filhote foi comprada e os três alimentados, conforme indicação de vídeos-textos-papinha pesquisadas. Remanejamento da caixa-ninho para outro lado do terraço e recolhimento para dentro de casa, à noite. Quinta-feira de cuidados (considerados) rotineiros. Na sexta-feira, porém, duas perdas... seus corpinhos plantados num jarro, posteriormente, acrescido de novas mudinhas. No sábado e domingo foi percebida a aproximação da Sibito adulta na caixa-ninho. Situação estimulada por gravações de vídeos, de filhotes "chamando" a mãe. Ontem, segunda-feira, a Sibito entrou e saiu inúmeras vezes! e percebi o papinho cheio do Filhote! Mesmo assim, ainda dei a papinha na seringa pro serzinho já mais penadinho e equilibrista num galho. Hoje continuamos os cuidados e observações, fortalecendo nosso desejo que é ver o Filhote crescer saudável e que viva sua vida alada. Em liberdade.
Esse papo amarelo está me lembrando bem-ti-vi.
Parece, mesmo Rosália. Mas é muito menor, mesmo quando adulto.
Olinda/PE 21.01.2024
Buscando belezura hoje. Ainda manhã de Domingo. Os Senhores dos Ventos festejam o frescor, deste dia ensolarado de Verão Nordestino. Surpresa: pequenina Lagarta no chão da sala, talvez levada pelo vento, foi acolhida por Benjamin e levada por ele para folhagem de Lírio no jardim. (Ela, caminha feito lagarta de desenho animado...) Acompanhei nas redes sociais, à Missa de Padre Júlio Lancellotti. "Força e Coragem" Padre Júlio e Papa Francisco. Minha solidariedade e Gratidão por suas Missões e testemunho de vivências do mandamento de Jesus Cristo. Colhemos acerolas: Vó, Vô e Neto. Visualizei vôos alados: beija-flor e borboletas. E caminhamos na pistinha. (Fora atividades do dia-a-dia da rotina de casa.) Quanta belezura cabe numa manhã de domingo! Muita, muita, muita Gratidão!
*************
Lua Cheia despontada há pouco
já alta e brihante está.
Como deixar de acompanhá-la?!
*************
Por décadas, acompanhar as luas era tarefa de calendário. A Lua Cheia chegava espremida entre os dois prédios e do outro lado das janelas. Vislumbrá-la ao crepúsculo, no seu chegar era algo excepcional, contar com a sorte da hora... Há uns anos, que privilégio! Acompanhar seu surgimento, com a alegria do novo! Do terraço. Da sala. Do quarto. E, cada vez, um espetáculo! Emoldurada pelas flores do jardim. Encoberta por nuvens, que dançam à sua volta. Olhares atentos. Emoções únicas. Só gratidão.
Lembrança do facebook. Sibitos. Há muito que eles escolheram nosso jardim-terraço-casa para viver e procriar. Reencontro essa postagem acompanhando cuidados e crescimento de uma geração de Sibitos em 2018. Houve filhotes que não conseguirem sobreviver: ovos quebrados, cobra comeu, filhote pendurado nas palhinhas do ninho, filhote afogado na caixa d'água ao tentar primeiro vôo. Mas muitos e muitos conseguiram crescer e viver, plenamente, em liberdade. O espaço é seu lugar. Lugar de todo e qualquer passarinho! Liberdade, lugar de todo e qualquer Ser Vivo no Planeta Terra, nossa Casa Comum.
21.01.2025
Os dois pequenos sibitos cresceram. Saíram do ninho. Ontem, sábado, 20.01.2018. Um deles ficou voando pelo terraço, pousando nas linhas de madeira que sustenta o telhado. E chamando a mãe... Consegui fazer um videozinho, antes de seu vôo maior pelo mundão. Pois que lugar de passarinho é na Natureza. Livre!
S Sibitos pequenos pássaros
I Instintos em ação
B Botam ovos em ninhos preparados.
I Irracionais e, no entanto,
T Ternamente e responsáveis
O Orgulhosos cuidam das crias.
S Só cantorias e liberdades.
15.01.2018
I Instintos em ação
B Botam ovos em ninhos preparados.
I Irracionais e, no entanto,
T Ternamente e responsáveis
O Orgulhosos cuidam das crias.
S Só cantorias e liberdades.
15.01.2018
Várias ninhadas de SIBITOS já nasceram aqui no jardim. Lindo vê-los preparar o ninho e depois da postura dos ovos, três em média, o revezamento em alimentá-los. Os ensinamentos que adivinho sejam passados aos mais novos. Os primeiros vôos. Enfim, o amadurecimento dos filhotes e, literalmente, o vôo do ninho. Para, então, uma nova ninhada ser preparada.
*************
Amanhecer em Olinda/PE.
*************
2 comentários:
grato pelo compartilhamento =)
lindo o cuidado, thelma!!
Postar um comentário