sábado, 21 de setembro de 2024

21 de Setembro - Buscando belezura hoje

 21 de Setembro - Buscando belezura hoje


Abacateiro
Buscando belezura hoje. Árvore! Árvores! Árvores do jardim lá de casa! Quase todas plantadas a partir da semente ou de mudinhas compradas. Crescendo. Sombreando. Florando. Frutificando. Embelezando. Ensinando resiliências e doação. Há uma década ou menos. É o Tempo que precisaram para esses cliques de afago e Gratidão! Tão simples.
Olinda/PE. 21.09.2021
Mangueira Espada e Rosa. No mesmo pé enxertado...

Jambeiro do Pará

Aceroleira

Mangueira Espada

Flamboyant

Buganvílias

Sapotizeiro

Pé de Seriguela

Ipê Amarelo

Mamoeiro

Flamboyant

Coqueiro
*************



Olinda/PE. 21.09.2019
Buscando belezura hoje. 21 de setembro. Dia das Árvores! Cada vez mais, amadas e mestras! Criança, a árvore da minha infância em Fortaleza era uma goiabeira, que abrigava a Chiquinha, meu saguin e sua casinha. (Há muito que não acho legal ter um animal aprisionado, mesmo cercado de carinhos e cuidados!) Na adolescência e juventude, o maior oitizeiro da rua Gomes Pacheco me cativou. Gigantesco! Seus galhos chegavam, praticamente do outro lado da rua, e das janelas do apartamento acompanhava o balançar de suas folhagens e sentia o cheiro de seus frutos, um tanto enjoativo, talvez, pela quantidade de oitis. (Ao ler A Árvore, de Bartolomeu Campos de Queirós, foi nele que pensei...) Hoje, no jardim de nossa casa muitas são as Árvores frutíferas ou não. Exceto cinco coqueiros, todas elas foram plantadas, a partir de mudinhas ou das sementes. Pois paciência é um dos segredos quando se trata dos vegetais... Em menos de uma década, flores e frutas. Sem esquecer de citar pássaros, lagartas, borboletas, abelhas e cigarras. Belezuras vegetais.
*************



Árvore.
Que ser extraordinário e magnífico!
Da resiliência, mestre!
Olinda/PE. 21.09.2018

A gaiola é assim...
porque para passarinhos flores e frutos bastam...

Aquela gaiola tem paredes abertas!!! Tem bebedouro para banhos de quem quiser. Sibitos, Rouxinol e Lavandeiras costumam entrar!! e sair!!!

A mangueira é enxertada. A maior parte dela é de mangueira espada e já deu umas poucas mangas, inclusive essas da foto que estão crescendo... E um outro galho é de mangueira rosa, que há uns dois anos deu umas três manguinhas. Revelando o seu segredo. Ou magia.

*************


Sempre! L
mas pra quem fez arminha...
Vira, vira, vira!
Basta de ser conivente ou omisso.
Olinda/PE 21.09.2022

Nenhum comentário: